domingo, 19 de dezembro de 2010

Resultados da pesquisa sobre massagem

Boa tarde! Estou disponibilizando, no link a seguir, a apresentação em pdf e o resumo do trabalho, com os resultados obtidos na pesquisa. Muito obrigado a todos! (Clique em "Leia mais")


Resumo

INTRODUÇÃO: A Enfermagem brasileira tem buscado encontrar seu espaço e legitimidade como profissão autônoma e interdisciplinar. Tem se posicionado de forma aberta à incorporação de novos conhecimentos, técnicas e práticas, para a ampliação de suas formas de atuação e prestação de serviços de saúde, nos múltiplos campos de atuação da enfermagem e na abertura para a incorporação de práticas integrativas e complementares adjuvantes à sua assistência OBJETIVOS: 1. Identificar o conhecimento dos profissionais da área de enfermagem sobre diferentes técnicas de massagem como terapia complementar. 2. Conhecer as opiniões sobre diferentes temas relativos à massoterapia. MATERIAL E MÉTODO: Este estudo é uma pesquisa de opinião de profissionais da área de enfermagem, mais especificamente enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, sobre o conhecimento e opinião desses profissionais acerca da massoterapia como terapia complementar através de um questionário auto-aplicável. RESULTADOS: Participou da pesquisa um total de 984 pessoas, com 842 mulheres e 142 homens. A predominância de mulheres na área da enfermagem é bem expressiva, com 86% de mulheres entrevistadas contra apenas 14% de homens. A média de idade foi de 36,15 anos com desvio padrão de 9,36. A quase totalidade dos pesquisados são enfermeiros, ou seja, têm formação de nível superior, correspondendo a 99% do total.DISCUSSÃO: CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há uma preocupação da classe enfermeira em utilizar as práticas terapêuticas chamadas complementares, apesar de existirem poucos estudos relativos ao assunto.


Licença Creative Commons
Percepções e Opiniões de Profissionais da Área de Enfermagem Sobre a Massagem de Marcelo Marcondes Marin é licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://massagem-shiatsu.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário